O Projeto Prioritário nacional, PDI 11, apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, tem por objetivo desenvolver um Ambiente de Integração e Interoperabilidade (AI2) coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex, e que está sendo executado pelo Centro de Pesquisas Avançados Wernher von Braun e o Núcleo Softex Campinas a partir de Novembro de 2023.
O AI2 será uma plataforma de oferta de semicondutores como serviços disponibilizados em nuvem de forma padronizada e interoperável. Veja abaixo os componentes deste conceito e como estes interagem para criar o ecossitema de operação.
Modelo de Serviços que comercializa Hardware, que no segmento de Semicondutores se baseia na Área de Silício.Os semicondutores (chips) são desenvolvidos não apenas para uma função específica mas também para atender à demanda da plataforma.
Desta forma, as empresas podem ter semicondutores dedicados na forma de serviços (unidade industrializada vendida, serviço de desenvolvimento prestado, etc) viabilizando a Indústria no Brasil (no modelo fabless). Os chips podem ser comissionados gerando mais oportunidades de negócios para as empresas.
Desenhadas e/ou comissionadas, equipamentos de diferentes tecnologias de captura de dados são organizados de forma a interagir com os chips desenvolvidos e/ou aumentar a rede de coleta e geração de informações.
Tais equipamentos podem ser comissionados, gerando novas oportunidades de serviços e ampliando a integração entre os players da cadeia de negócios.
Permitem a ampla comercialização de informações através de Aplicações desenvolvidas sobre este binômio.
Através da Plataforma AI2 se concentram todos os dados gerados de modo seguro e padronizado, permitindo a implementação de múltiplos serviços que utilizam toda a Infraestrutura, Redes e Sistemas tornados interoperáveis.
Conexão Segura e Padronizada com múltiplas bases de dados, Públicas e Privadas
Integração de diversos sistemas já existentes através das aplicações desenvolvidas e a oferta de serviços associados pelos usuários (clientes) da plataforma.
A Plataforma AI2 oferece a integração de sistemas em nuvem, sob um modelo padrão seguro e rastreável em todos os níveis de operação, quanto o comissionamento de diversos tipos de dispositivos, plataformas tecnológicas e suas redes associadas, formando uma ampla estrutura disponível para aplicações e comercialização de dados (não apenas de usuários, mas associada a ativos e cargas também).
Desta forma, diversas áreas, aplicações e clientes são atendidos, dentre outros:
Passe o cursor sobre as imagens abaixo para saber mais informações sobre os componentes da arquitetura
As múltiplas plataformas tecnológicas podem ser utilizadas ao longo das cadeias produtivas e logísticas de variados produtos e serviços que de um modo ou outro utilizam as rodovias, por exemplo, reduzindo assim significativamente os custos por aplicação e aumentando as vias de captura de dados e consequentemente de inclusão digital de usuários nas rodovias.
Acesse o QR-CODE para ver o vídeo com mais informações sobre a arquitetura
Minuta recebida em 02/04/2024 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital / Departamento de Incentivos às Tecnologias em Semicondutores / Coordenação-Geral de Tecnologias em Semicondutores com o assunto Manifestação sobre o Sistema AI2:
Se estiver usando um computador desktop ou notebook, use os QR-Codes para acessar cada vídeo diretamente em seu aparelho celular